Pesquisar neste blog.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiência leitura e escrita.

Experiência leitura e escrita.

 Tenho uma experiência muito triste com a escrita, no 8ºano do Ensino fundamental, minha professora de Língua Portuguesa, pediu uma redação e foi bem clara, essa redação seria o fechamento do bimestre, fiquei com medo, pois todas as redações que ela corrigia, nunca estava boa.
          O tema ‘’Qual seria a minha profissão? ’’Fiz com muito zelo e preocupação, quando devolveu a redação, só enxergava a cor vermelha e com letras enormes atravessadas no papel: fraquíssimo, precisa melhorar muito.
         Não chorei, mas até hoje lembro desse detalhe, como pode uma pessoa estragar a história de minha vida, onde mais tarde ‘’eu’’ aquela que um dia acreditou que não seria  capaz de escrever me tornei profess ora. 
        Ser professor é uma tarefa muito grande com muita responsabilidade e compromisso. Hoje sei que antes de ler e corrigir a escrita e a leitura de meus alunos tomo muito cuidado, pois é através da confiança do professor que o aluno se sente apto a mostrar o que sabe e desenvolver sua capacidade, sem medo de expor seus conhecimentos.
          Adoro mostrar aos alunos o quanto são capazes, falo que já são autores, pois aprendemos muito com a leitura das redações, porque todos nós temos experiências e essas experiências devem ser passadas para a classe, é dentro das redações lidas em sala de aula que aprendemos mais e mais.
        Voltando a minha experiência, aprendi que não podemos riscar ou mesmo julgar a escrita e a leitura de pessoas que estão aprendendo, devemos incentivá-la a melhorar e mostrar seus erros por meio de críticas construtivas.
           Para finalizar tenho uma concepção de leitura e escrita , costumo falar aos meus alunos, que se você sabe ler e escrever, você já é um autor ,é só não ter medo de escrever
          É através de outras leituras é que aprendemos  a escrita e a leitura, o conhecimento de mundo isto é o que somos.
Dicléia(Diclas)

2 comentários:

  1. Oi, Dicléia
    Sou do grupo 6 http://leiturasabertas-mgme200.blogspot.com
    Coincidências a parte, acabei de fazer um comentário no blog do grupo 8 (para a Silmara), pois no depoimento dela há coisas bem parecidas. Ainda bem que você não tomou um beliscão da sua professora(rs), e foi adiante e está aqui conosco dividindo suas experiências. E, como diz a poeta:"Sei que canto. E a canção é tudo."
    Abraço e bom trabalho
    Mário Erlande

    ResponderExcluir