Elabore um plano de Leitura e Escrita com duração de um bimestre para uma
determinada série dos anos finais. Seu plano deve conter os seguintes
aspectos:
1) Público Alvo: 8º e 9º anos
2) Objetivo: Conscientizar os alunos de que a leitura pode ser
divertida, agradável e essencial para nossa vida.
3) Habilidades: Ler, reconhecer gênero textual, ler com entonação,
respeitando pontuação e interpretando os diálogos ao longo do texto.
Conscientizar-los de que a habilidade de escrever textos eficazes tem uma
importância inquestionável para sua plena inserção na vida social e futuramente
profissional.
4) Conteúdo: Livro "O Médico e o Monstro" e o "Diálogo Lixo" de Luiz
Fernando Veríssimo
5) Definição dos Gêneros: 1º Drama/Suspense
2º Crônica
6) Estrutura: Leitura do livro/diálogo, debate do assunto abordado,
realização de um relatório/história em quadrinhos; leitura compartilhada.
7) Recursos: Livro/filme/vídeo/papel para anotações (sulfite, lápis
de cor, canetinha e outros adereços para incrementar).
8) Avaliação: Prova escrita após a leitura, debate, comparação do
filme com o livro, leitura e interpretação compartilhada, teatro.
Experiencia Pessoal de Leitura: Leitura do livro "A invenção de Hugo
Cabret" foi um livro interessante, de fácil entendimento e passível de discussão
pois esse título envolve muito o adolescente e devemos aproveitar esse momento
para trocar figurinhas.
A leitura do livro "Harry Potter" foi extremamente significativo para minha
formação como leitora pois o livro é muito instigante e ótimo para trabalhar com
os adolescentes.
Livro "O diário de um banana" trata-se de uma série de livros que conta a
experiencia de um adolescente que tem que aprender a lidar com as situações
diversas, ele faz isso de uma maneira divertida e aproxima o leitor do
protagonista da historia, os adolescente se identificam e na roda de leitura
compartilham suas próprias experiencias é uma ótima oportunidade do professor
direcionar alguns assuntos.
Edna
Nenhum comentário:
Postar um comentário