Pesquisar neste blog.

domingo, 16 de junho de 2013


 
 FICHAS DE LEITURA
 
Leia este poema de Fernando Paixão:

O que dizem

sol

Abro o olho

Todo dia

 
cadeira

Com quatro pés

Sento no chão

 
sapato

Pé de pato

Não precisa de mim

 
céu

Meu espelho

Fica no fundo do mar

 
lua

De noite

Espio a rua

 
árvore

Já fui somente

Uma semente

 
chapéu

Sou coroa

de reis pobres
poeta

Estou aqui

Dentro das letras

 

Fernando Paixão                      

 

FICHAS DE LEITURA

Plano de aula

Disciplina: Língua Portuguesa                                                     

Público alvo: 6ºano

Gênero – Poesia

Duração: 3 aulas

Pré-requisitos: Conhecimento estrutural de um poema.

 Objetivo Geral

* Conhecer as técnicas da sonoridade e imagens do poema e produzir poemas a partir dessas técnicas.

*Levar os alunos a desenvolver o hábito de usar o dicionário.

*Analisar e identificar o gênero poema;

* Identificar aspectos e características do gênero;

 Objetivos Específicos

*Conhecer o gênero poema e suas características;

*Ampliar o vocabulário;

*Desenvolver a oralidade;

*Desenvolver o hábito da leitura;

*Ser capaz de produzir um pequeno poma.

Metodologia

*Conceituar o gênero textual poema;

*Apresentar as características de um poema;

 *Falar a respeito do escritor.

Habilidades

*Escrita, leitura e oralidade;

*Conhecimento prévio;

*Definição de construção do tema ou ideia principal.

Estratégias

*Pesquisar no dicionário das palavras;

*Desenhos e imagens.                                                                                                                                               

Cronograma

*No primeiro momento, explicar o que é um poema;

*Professor lendo o poema em voz alta se possível gesticulando, declamando o poema;

*Apresentar as características de contos;

*Explicar os diversos elementos que compõem o poema (rimas, estrofes);

*Proposição da escrita das palavras do poema;

*Leituras de alguns poemas confeccionados pelos alunos;

*Discussão e debate sobre os contos lidos.

Avaliação

* Participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula;

 *Interesse e motivação dos alunos durante a produção textual;

*Confecção de um poema;



 Fichas

Depois de ler e comentar o poema, entregarei a cada aluno da sala uma ficha com algumas palavras.

Agora é o aluno que vai escrever o poema através das fichas, que foram entregues, depois de concluído, vamos mostrar através da leitura como ficou o poema de cada aluno da classe.

Exemplo de palavras nas fichas :livro, poeta, professor, verão, vento , noite, dia, coração, mãe e outras.

Não se esqueça sempre mostrando ao aluno o poema de Fernando Paixão.

Se quiser pode levar os alunos na sala de informática e digitar seus poemas, depois de pronto.
 Dicléia
 
                                                   
                                                  
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: