1. (UFRR) A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos,os que tiveram sua vida prolongada , de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico; b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional; d) Regional e
indianista;
e) Indianista e urbano;
2. (UFPR) Qual das
informações sobre José de Alencar é correta?
a) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação
de sua obra Cinco minutos.
b) Alencar foi um romancista que soube conciliar um
romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas,
principalmente, na linguagem clássica.
c) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico,
conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos
aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que
podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
d) A obra de Alencar, objetivando atingir a História do
Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos
indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
e) O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados
reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio
brasileiro sem deformação ou idealismo.
3. (Fuvest)
Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte
aproximação de opostos:
a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro
momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e
explicar o presente.
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos
modelos legados pelos clássicos. d) Embora marcado por tendências liberais,
opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do
elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.
4. A que escola literária pertence Til? Cite três
características dessa escola presentes na obra.
5. Explique o motivo da tristeza de Luís Galvão no trecho
abaixo:
“Abraçando a mulher e beijando-a na face, de novo pôs-se o
fazendeiro a caminho; e desta vez ia pensativo, quase triste. Murchara a flor
da jovialidade, que se expandia momentos antes tão fresca em seu nobre
semblante, e a alma franca e generosa sempre a espelhar-se em seu olhar,
dir-se-ia que se acanhava.”
6. Caracterize a personagem Berta.
7. De acordo com o trecho abaixo, responda:
“De seu lado estremecera o rapaz ao dar com os olhos no
homem da camisola, e tal foi a comoção produzida pelo encontro, que
derramou-lhe no semblante a expressão de um asco misto de horror,
arrancando-lhe involuntariamente dos lábios esta exclamação: —Jão Fera!...”
a) O que se dizia a respeito da índole de Jão Fera? Por
que ele causava tamanho terror nas pessoas?
b) De acordo com os últimos capítulos da narrativa, essa
índole se confirma?
8. Explique a razão de Barroso ter encomendado a morte de
Luís Galvão.
9. Qual o tipo de narrador predominante na obra?
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